top of page

7 Benefícios da caminhada para sua saúde


A caminhada é uma atividade física aeróbica que pode ser realizada por qualquer pessoa, independente da idade e do condicionamento físico, e que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como a melhora do sistema cardiovascular, diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, fortalecimento muscular, melhora da postura corporal e diminuição do inchaço.

A caminhada pode ser feita na esteira ou ao ar livre, sendo importante que seja mantido o ritmo e que a prática seja regular. Além disso, para garantir os benefícios da caminhada pra a saúde, é importante também que se tenha bons hábitos alimentares, adotando uma alimentação leve, saudável e equilibrada.


Benefícios:

1 - Perda de peso

Durante a prática da caminhada, o organismo aumenta o gasto energético, utilizando a gordura acumulada para produzir energia durante o exercício, favorecendo a perda de peso. No entanto, o gasto energético depende de vários fatores, como a frequência e a velocidade de caminhada e do metabolismo da pessoa.


2 - Melhora a postura corporal

Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.


3 - Diminui o inchaço

A caminhada ajuda a diminuir o inchaço das pernas e do tornozelo, pois favorece a circulação sanguínea e diminui a retenção de líquidos.


4 - Fortalece os músculos

O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência.


5 - Previne doenças

As caminhadas regulares ajudam a prevenir algumas doenças, principalmente doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão, obesidade, diabetes do tipo 2 e osteoporose.


6 - Melhora a memória

Acredita-se que prática de exercícios de forma regular também promova melhora da memória, isso porque a atividade física estimula uma maior circulação sanguínea no cérebro, favorecendo a produção de catecolaminas durante o exercício.


7 - Promove o relaxamento

O relaxamento promovido pela caminhada é devido à liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, principalmente a endorfina e serotonina, durante a atividade física.


É importante ter alguns cuidados durante a caminhada para que não aconteçam lesões ou situações que podem comprometer o bem-estar da pessoa, sendo recomendado:

- Utilizar calçado confortável e roupas leves;

- Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;

- Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné para se proteger do sol;

- Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 16h e ruas muito movimentadas;

- Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.


Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.


Depois dessas dicas, está pronta para sair para caminhar?

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page