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Como comer fibra pode ajudá-lo a perder gordura da barriga

A gordura da barriga é extremamente insalubre. Na verdade, aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes e outras condições de saúde.

Felizmente, a gordura da barriga pode ser perdida, e pesquisas recentes mostram que uma maior ingestão de fibras está ligada a um menor risco de gordura da barriga .

Mas, curiosamente, parece que isso inclui apenas um tipo de fibras a fibra solúvel. Este artigo explica como a fibra solúvel pode ajudá-lo a perder gordura da barriga.



Fibra solúvel pode ajudá-lo a perder gordura da barriga A fibra é frequentemente dividida em duas categorias, fibra insolúvel e solúvel. Eles diferem na forma como interagem com a água em seu corpo.

A fibra insolúvel não se mistura com a água e atua principalmente como um agente de volume para ajudar a formar as fezes e passá-las pelo intestino. Isso pode ajudar na constipação.

As fibras solúveis, como beta-glucana e glucomanana, misturam-se com água para formar uma substância viscosa semelhante a um gel que diminui a rapidez com que o estômago libera alimentos digeridos no intestino.

Comer mais fibra solúvel também pode ajudá-lo a perder gordura da barriga e prevenir o ganho de gordura da barriga.

Vários outros estudos também mostram que as pessoas que comem mais fibras solúveis têm menor risco de gordura na barriga. Na verdade, a fibra solúvel pode ajudar a reduzir a gordura da barriga de várias maneiras. A fibra solúvel incentiva a diversidade de bactérias intestinais, que está ligada a menos gordura da barriga Existem mais de 100 trilhões de bactérias úteis que vivem em seu intestino inferior. Ao contrário de outras bactérias, essas bactérias são inofensivas e compartilham uma relação mutuamente benéfica com os seres humanos.

Os seres humanos fornecem às bactérias um lar e nutrientes, enquanto as bactérias ajudam a cuidar de processos como produzir vitaminas e processar resíduos.

Existem muitos tipos diferentes de bactérias, e ter uma maior variedade de bactérias intestinais está ligado a um menor risco de doenças como diabetes tipo 2, resistência à insulina e doenças cardíacas.

Embora não esteja claro por que, muitos estudos mostram que as pessoas que consomem mais fibras solúveis têm uma maior variedade de bactérias e melhores resultados de saúde. Além disso, um estudo recente mostrou que pessoas com uma variedade maior de bactérias intestinais têm menor risco de gordura na barriga.

Embora a pesquisa inicial sobre o efeito da diversidade bacteriana na gordura da barriga seja promissora, são necessários mais estudos antes que uma ligação clara possa ser feita.

Como as bactérias intestinais úteis podem reduzir a gordura da barriga


Como seu corpo não consegue digerir a fibra, ela chega ao intestino praticamente inalterada. Uma vez lá, enzimas específicas nas bactérias intestinais podem digerir a fibra solúvel. Esta é uma maneira importante pela qual as bactérias intestinais promovem a saúde ideal.

Enquanto isso, a fibra solúvel atua como um prebiótico, fornecendo nutrientes às bactérias.

Este processo de digerir e quebrar a fibra solúvel é chamado de fermentação.

Produz ácidos graxos de cadeia curta, um tipo de gordura que pode ajudar a reduzir a gordura da barriga.

Uma maneira pela qual os ácidos graxos de cadeia curta podem ajudar a regular o metabolismo da gordura é aumentando a taxa de queima de gordura ou diminuindo a taxa de armazenamento de gordura, embora exatamente como isso funciona não seja completamente compreendido.

Independentemente disso, muitos estudos mostram uma conexão entre um nível mais alto de ácidos graxos de cadeia curta e um menor risco de gordura da barriga.

Além disso, estudos em animais e em laboratório mostraram que os ácidos graxos de cadeia curta estão associados a um risco reduzido de câncer de cólon.



A fibra solúvel ajuda a reduzir o apetite


Uma maneira de perder gordura da barriga é perder peso. E dado que a fibra solúvel é um poderoso inibidor de apetite natural, pode ajudá-lo a fazer isso.

Ao suprimir o apetite, é mais provável que você reduza a ingestão de calorias, o que pode ajudá-lo a perder peso. Existem várias teorias sobre como a fibra solúvel pode ajudar a reduzir o apetite.

Primeiro, a fibra solúvel ajuda a regular os hormônios envolvidos no controle do apetite. Alguns estudos descobriram que comer fibra solúvel reduz os níveis de hormônios da fome produzidos pelo corpo, incluindo a grelina. Outros mostraram que a fibra solúvel aumenta a produção de hormônios que fazem você se sentir satisfeito, como colecistoquinina, GLP-1 e peptídeo YY.

Em segundo lugar, a fibra pode reduzir o apetite retardando o movimento dos alimentos através do intestino. Quando nutrientes como a glicose são liberados lentamente no intestino, seu corpo libera insulina a uma taxa mais lenta. Isso está ligado a uma sensação reduzida de fome.


Suplementos de fibra podem ajudar a reduzir a gordura da barriga?

Tomar um suplemento de fibra solúvel pode ser uma opção. Vários tipos estão disponíveis, incluindo casca de psyllium, glucomanano, inulina e lactulose. Algumas evidências mostram que eles podem ajudar a perder gordura da barriga. Por exemplo, um estudo de seis semanas em adolescentes mostrou que tomar um suplemento de casca de psyllium reduziu a gordura da barriga. Além disso, a fibra viscosa glucomanana mostrou resultados mistos para a perda de gordura da barriga. Um estudo em camundongos descobriu que os suplementos de glucomanano reduziram a gordura da barriga, enquanto um estudo em humanos mostrou o mesmo efeito, mas apenas em homens. No entanto, apesar desses resultados mistos, o glucomanano também pode promover a perda de gordura da barriga, retardando a digestão e reduzindo o apetite. A inulina é outro tipo de fibra solúvel. Mesmo que não seja muito viscoso, tem sido associado à perda de gordura da barriga. Um estudo de perda de peso de 18 semanas em pessoas com risco de diabetes tipo 2 deu aos participantes suplementos de inulina ou celulose (fibra insolúvel). Ambos os grupos receberam aconselhamento nutricional nas primeiras nove semanas e seguiram uma dieta para perda de gordura. Enquanto ambos os grupos perderam peso, o grupo da inulina perdeu significativamente mais gordura da barriga, gordura corporal total e peso total. Eles também comeram menos alimentos do que o grupo de celulose. No geral, tomar suplementos de fibra parece ser uma estratégia eficaz para a perda de gordura da barriga, embora sejam necessárias mais pesquisas antes que afirmações fortes possam ser feitas.

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